Mauro Vieira: “Entre dois Estados, o negociador é o governo federal”
Ministro comentou a tentativa do governador de São Paulo de tratar diretamente com o encarregado de negócios dos Estados Unidos uma saída para a taxação
247 – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta terça-feira (15) que apenas o governo federal tem autoridade para conduzir negociações comerciais com outros países. A declaração foi feita durante visita oficial à Irlanda, em meio à repercussão da tarifa de 50% imposta por Donald Trump a produtos brasileiros. A informação pe da CNN.
Na ocasião, Vieira foi questionado sobre a tentativa do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de tratar diretamente com o encarregado de negócios dos Estados Unidos uma saída para a taxação. “Entre dois Estados, o negociador é o governo federal”, enfatizou.
O ministro ainda contestou a justificativa da tarifa com base em um suposto déficit comercial dos EUA com o Brasil: “Nos surpreende a acusação de déficit americano, quando é totalmente o oposto.” Segundo ele, as conversas com os EUA seguem abertas e com disposição para entendimento.
Sobre a especulação de que a medida seria uma retaliação à declaração final da cúpula dos Brics, Vieira negou qualquer relação. “O Brics não é contra o Ocidente, mas a favor da cooperação entre países diversos”, pontuou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: