DF planeja reabertura parcial da praça dos Três Poderes após ordem de desocupação
Após protesto de parlamentares do PL, local segue com segurança reforçada e será reaberto gradualmente a partir deste domingo, com revista de visitantes
247 - O governo do Distrito Federal prepara uma reabertura gradual da praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), após tê-la fechado e cercado com grades por razões de segurança na sexta-feira (25). A decisão veio após parlamentares do PL (Partido Liberal) iniciarem um protesto no local contra as restrições judiciais impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação foi apurada pela CNN Brasil.
Segundo autoridades locais, a previsão é que ao menos um dos acessos à praça seja liberado neste domingo (27), permitindo a circulação de turistas, que poderão visitar pontos icônicos como a Casa do Chá. No entanto, o controle de entrada continuará rígido, com atuação da Polícia Militar e revistas individuais nos acessos.
A reabertura total da praça dependerá de avaliações dos serviços de inteligência do governo do DF. Um dos principais critérios será o monitoramento de novas convocações nas redes sociais para manifestações na região. As autoridades estão especialmente atentas a possíveis aglomerações ou tentativas de retomar acampamentos no entorno da Esplanada dos Ministérios e da própria praça.
O fechamento da área foi motivado pelo início de um acampamento montado por parlamentares aliados de Bolsonaro, o que gerou reação imediata do Supremo Tribunal Federal. Ainda na sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes determinou a retirada imediata dos manifestantes e proibiu novas instalações de barracas no raio de um quilômetro da praça dos Três Poderes e de quartéis do Exército.
Na decisão, Moraes citou uma publicação feita no perfil @VoxLiberdade, na rede social X, que incentivava a mobilização. “No dia 25/07/2025, às 19h35, o perfil @VoxLiberdade realizou uma postagem na rede social X, intitulada 'ESTA PEGANDO TRAÇÃO NA PRAÇA DOS 3 PODERES. MAIS BARRACAS CHEGANDO'”, diz trecho do despacho.
Além da retirada dos acampamentos, o STF determinou que forças de segurança garantam a integridade da praça, que foi alvo de vandalismo durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Desde então, o local tem sido monitorado com atenção redobrada.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: