Deputados entregam abaixo-assinado com 1,5 milhão de assinaturas contra PEC da Blindagem
Petição online reúne apoio popular e aumenta pressão contra PEC da blindagem no Senado
247 - As deputadas federais Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS) entregaram nesta terça-feira (23) um abaixo-assinado com 1,5 milhão de assinaturas contra a chamada PEC da blindagem. Segundo a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o documento será encaminhado ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, senador Otto Alencar (PSD-BA), em ato realizado no Congresso Nacional, às 15h.
Ato com parlamentares e ativistas
A mobilização contou ainda com a presença do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), do distrital Fábio Félix (PSOL-DF) e do historiador e ativista Jones Manoel. O abaixo-assinado foi disponibilizado online e alcançou 1,5 milhão de apoios em menos de uma semana, refletindo forte adesão das ruas e das redes sociais.
"O Brasil rejeita a PEC da Blindagem"
Após a entrega, Sâmia Bomfim ressaltou que a mobilização popular simboliza a rejeição à proposta de anistia. “As ruas e as redes comprovam que o Brasil rejeita a PEC da blindagem e a anistia. O abaixo-assinado, que em menos de uma semana reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas, é a materialização de que a tentativa de fazer do Congresso um escudo para criminosos está enterrada”, afirmou a parlamentar.
Para Fernanda Melchionna, o gesto tem como objetivo mostrar que a sociedade civil não aceita retrocessos institucionais. O movimento reúne lideranças partidárias, parlamentares de oposição e ativistas que enxergam na PEC um risco de institucionalização da impunidade.