HOME > Brasília

Deputado do PT insere na MP da Conta de Luz emenda para retomar poder da União na Eletrobras

Bohn Gass apresentou emenda para remover da lei da desestatização da Eletrobras o trecho que limita o capital votante de qualquer acionista a 10%, o que inclui a União

Eletrobrás (Foto: Reuters / Pilar Olivares)

247 - O deputado federal Bohn Gass (PT-RS) apresentou uma emenda à Medida Provisória (MP) da conta de luz com o intuito de alterar a lei da desestatização da Eletrobras. A proposta visa remover o trecho que limita o capital votante de qualquer acionista da companhia a 10%, o que inclui a União, detentora de 42% das ações. Esta medida foi objeto de contestação pelo governo, que já havia acionado o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a redução de seu poder de voto com a desestatização, porém, a ação não teve desfecho.

Bohn Gass defende que a União deve ter maior peso na Eletrobras por razões estratégicas. Ao Estado de S. Paulo, ele argumentou em prol da proporcionalidade entre a quantidade de ações e o capital votante, destacando que esse é o padrão em empresas de capital aberto.

Apesar dos esforços do deputado, há escassas possibilidades de avanço da emenda no Congresso. Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já afirmaram que reformas como a da privatização da Eletrobras não serão revertidas.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...