TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Cappelli defende frente ampla para disputar governo do DF

      Presidente da ABDI defende aliança entre esquerda, centro e centro-direita e critica “falsa ideia” de que o DF está nas mãos da direita

      (Foto: Paulo Victor Lago/Log Produções & Filmes/Brasil 247)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli (PSB), confirmou que pretende disputar o governo do Distrito Federal em 2026 com o apoio de uma frente ampla de partidos, unindo forças da esquerda até a centro-direita. Em declaração à Folha de S.Paulo, ele reafirma sua oposição à atual gestão do governador Ibaneis Rocha (MDB), que deve apoiar a atual vice-governadora, Celina Leão (PP), como sucessora.

      “O Distrito Federal tem características de governo e de prefeitura. O que vai unir aqui não é a identidade ideológica, e sim a capacidade de forças até mesmo diferentes se unirem em torno de um projeto diferente do que está hoje no Palácio Buriti”, afirmou Cappelli.

      Nas redes sociais, o ex-interventor da segurança pública do DF tem feito críticas contundentes à administração de Ibaneis, que enfrentou forte desgaste político após os ataques de 8 de janeiro de 2023. Cappelli foi nomeado pelo governo federal para intervir na segurança da capital naquele momento. Agora, ele costura alianças com partidos que rejeitem o atual governo local e que, segundo ele, não estejam ligados à “extrema direita”.

      “Nós temos que montar uma frente popular, democrática, que cabe todo mundo”, defende.

      Cappelli também revelou conversas com o Partido dos Trabalhadores, que recentemente filiou o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass — que foi derrotado por Ibaneis em 2022. Apesar disso, ele pondera que a legenda ainda não definiu quem será seu nome para a disputa de 2026.

      “Eu converso com o PT. O Leandro é um quadro importante. Agora eu recebi aqui também o [ex-deputado federal Geraldo] Magela, que também é candidato. Então veja, quem é o candidato do PT? Ainda não houve anúncio”, comentou. E completou: “O Leandro se filiou ao PT. Você viu alguma declaração de algum dirigente do PT dizendo que ele é o candidato do PT a governador? Então vamos esperar, está longe ainda, muita coisa vai acontecer.”

      Ao falar sobre o cenário eleitoral nacional, Cappelli demonstrou otimismo com o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no DF. Em 2022, Lula teve 41,19% dos votos válidos no segundo turno na capital federal, atrás do ex-presidente Jair Bolsonaro.

      “Ele tem tudo para crescer no Distrito Federal. Agora, a gente tem que fazer o que eu tenho feito, conversar com o povo”, afirmou. “É falsa a ideia de que o Distrito Federal foi para a direita. Nós temos que conversar com o povo. O problema é que o campo democrático se afastou do povo. Eu estou convencido de que se a gente for conversar com o povo, nós vamos dar ao presidente Lula a vitória aqui no Distrito Federal.”

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...