Brasília desponta no turismo nacional como capital de grandes eventos e movimenta a economia
Com apoio do GDF e infraestrutura de ponta, a capital se consolida como destino estratégico de lazer e negócios
247 – De cidade marcada pela vocação cívica e arquitetônica, Brasília passou a ocupar um novo lugar no mapa do turismo brasileiro: o de destino estratégico para grandes eventos culturais, esportivos e de negócios. A transformação já impacta diretamente a economia da capital e amplia as opções de lazer para moradores e visitantes. A reportagem é da Agência Brasília.
Segundo dados da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) saltou de R$ 8 milhões em 2022 para uma expectativa de R$ 80 milhões em 2025. “A capital está muito preparada para receber turistas. É uma cidade segura, o aeroporto é próximo ao centro e conecta turistas do Norte e Nordeste de forma cômoda e acessível devido à quantidade de voos. A rede hoteleira está muito perto dos nossos grandes espaços de eventos, como a Arena BRB, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães e o Pavilhão do Parque da Cidade. O nosso clima favorece a realização de festivais. Esses fatores ajudaram a consolidar Brasília no segmento de eventos”, afirmou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.
Eventos movimentam hotéis e bares
A agenda recente comprova a vocação da cidade: em apenas uma semana, Brasília recebeu os Jogos da Juventude, o show da cantora internacional Katy Perry — que também se apresentou apenas em São Paulo e Curitiba — e a mega apresentação da dupla sertaneja Henrique & Juliano. “São eventos que estão com lotação máxima e deixando nossos hotéis cheios. Antes se dizia que em Brasília não havia nada para fazer no fim de semana. Hoje já somos consideradas a capital dos eventos, graças à infraestrutura da cidade e às ações do GDF de fortalecimento dos setores gastronômico, hoteleiro e turístico”, acrescentou Cristiano Araújo.
O governo local tem investido na modernização da infraestrutura turística, criando rotas específicas, reativando o ônibus gratuito de turismo cívico, reformando e reabrindo monumentos como o Museu de Arte de Brasília (MAB) e o Teatro Nacional Cláudio Santoro, além do programa Vai de Graça, que garante transporte público gratuito aos domingos e feriados.
Experiência positiva para turistas
A médica veterinária Fernanda Araújo, de 25 anos, viajou de Roraima apenas para assistir ao show de Katy Perry na Arena BRB Mané Garrincha. “Escolhi o show de Brasília pela questão geográfica, porque conecta o país e fica mais barato para nós. O segundo fator foi que tenho uma amiga aqui que fez muitos comentários positivos sobre a acessibilidade e segurança da região”, relatou.
Já a analista administrativo Letícia Moraes, 26, destacou a facilidade de acesso aos locais de evento. “Peguei um hotel ao lado e levei dez minutos caminhando até o estádio. Em São Paulo isso é impossível, no último festival demorei muito para pegar o metrô”, comparou.
O brasiliense Matheus Brito, 28, que mora no Rio de Janeiro, também voltou para prestigiar a cantora. “Tenho visto nos últimos anos o boom que Brasília está tendo, com shows de artistas internacionais e nacionais. Vim cedo para a fila e achei muito tranquilo chegar no estádio”, disse.
Impacto direto na economia
O fluxo crescente de turistas também se reflete no Aeroporto Internacional de Brasília, eleito o melhor da América e o quarto melhor do mundo em ranking especializado. Somente no primeiro semestre de 2025, foram cerca de 440 mil desembarques, 38% a mais que no mesmo período de 2024. Já o número de visitantes estrangeiros cresceu 8,3% em relação ao ano anterior, chegando a mais de 44 mil turistas internacionais.
Para Jael Silva, presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhobar), a tendência é de fortalecimento contínuo do setor. “A gente tem visto uma mudança significativa no fluxo de turistas. Não só shows, mas eventos esportivos, como o Mundial de Kung Fu, os Jogos da Juventude e o Miss Brasil Globo 2025, movimentam toda a rede hoteleira e de bares da cidade”, avaliou.
Com mais de 400 hotéis prontos para receber turistas de lazer e negócios, Brasília se firma como capital de grandes eventos, impulsionando a economia local e ganhando projeção nacional e internacional.