HOME > Poder

Lula recebe nesta segunda os novos presidentes da Câmara e do Senado

Encontro com Hugo Motta e Davi Alcolumbre no Palácio do Planalto busca fortalecer diálogo entre Executivo e Legislativo

Hugo Motta e Davi Alcolumbre (Foto: Mário Agra / Câmara | Marcos Oliveira/Agência Senado)

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira (3) os recém-eleitos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). De acordo com reportagem do Metrópoles, assim que os resultados foram anunciados, Lula enviou mensagens de felicitação a ambos os parlamentares e conversou diretamente com Alcolumbre por telefone. O objetivo da reunião é alinhar expectativas e estreitar a relação entre os novos líderes do Congresso e o governo federal.

Apesar de terem recebido apoio do PT para suas candidaturas, Motta e Alcolumbre são considerados independentes. No entanto, suas declarações indicam disposição para uma relação colaborativa com o Executivo. Na Câmara, o Planalto enxerga um cenário mais favorável, visto que Hugo Motta tem um perfil moderado e boa interlocução com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Essa dinâmica contrasta com a gestão de Arthur Lira (PP-AL), cujo relacionamento conturbado com o governo dificultou negociações políticas.

Já no Senado, o quadro é mais incerto. Alcolumbre, que sucede Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é visto como menos alinhado ao governo. No entanto, a avaliação no Planalto é de que o senador do Amapá não deve criar embates diretos nem obstruir pautas prioritárias do Executivo.

Entre as prioridades do governo para este ano no Congresso está a proposta de ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil. Considerada uma das principais promessas de campanha de Lula em 2022, a medida pode ter impacto na popularidade do presidente, que enfrenta seu momento mais delicado nas pesquisas de opinião desde o início do mandato

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...