Espanha é favorita para receber nova fábrica da BYD na Europa
Montadora estuda instalar terceira planta na Europa após Hungria e Turquia
14 de outubro (Reuters) - A montadora número 1 da China, BYD (002594.SZ), abre uma nova abaconsidera a Espanha sua principal candidata para uma terceira fábrica de automóveis para atender o mercado europeu, disseram duas pessoas informadas sobre o assunto à Reuters, enquanto a empresa busca aumentar as vendas no continente.
Uma fábrica de montagem da BYD, juntando-se a outras duas fábricas planejadas na Hungria e na Turquia, seria um impulso significativo para a montadora que compete com a Tesla e também reforçaria o objetivo da Espanha de se tornar um importante centro de produção de veículos elétricos.
Uma das fontes disse que a Espanha é preferida pela BYD por causa de seus custos de fabricação relativamente baixos e rede de energia limpa.
Embora se saiba que a BYD esteja procurando uma terceira fábrica para atender o mercado europeu, a emergência da Espanha como pioneira não havia sido relatada anteriormente.
QUALQUER DECISÃO PRECISA DE APROVAÇÃO NA CHINA
O gerente nacional da BYD para Espanha e Portugal, Alberto De Aza, disse à Reuters no mês passado que a Espanha seria um local ideal para uma maior expansão da presença de fabricação europeia da BYD devido à sua infraestrutura industrial e eletricidade barata.
Uma terceira fonte alertou que a empresa ainda não comunicou nenhuma decisão final e ainda está considerando outros países além da Espanha. Uma decisão final sobre a planta, que deve ser tomada antes do final do ano, precisará ser aprovada pelos reguladores chineses.
A Reuters informou em março que a BYD analisou outros países, incluindo a Alemanha , embora isso tenha sido debatido internamente devido aos altos custos de mão de obra e energia.
Tanto o Ministério da Indústria da Espanha quanto a BYD não quiseram comentar.