HOME > Mundo

Zelensky faz ressalvas após Trump propor controle americano de instalações energéticas ucranianas

Presidente ucraniano afirmou que conversas com EUA sobre a "propriedade" de usinas nucleares ucranianas se concentraram apenas na usina de Zaporizhzhia

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Kiev - 13/03/2025 (Foto: REUTERS/Alina Smutko)

247 - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pisou nos freios após Washington propor a "propriedade" americana sobre o fornecimento de energia elétrica e as usinas nucleares da Ucrânia.

Segundo Zelensky, as conversas com Trump sobre a "propriedade" de usinas nucleares ucranianas se concentraram apenas na usina de Zaporizhzhia, controlada pela Rússia mas desconectada de seu sistema elétrico. 

Ele disse que a "propriedade" não foi discutida especificamente, mas que um papel dos EUA no controle da usina era uma "questão de saber se somos capazes de recuperá-la e retomar as operações", de acordo com o Financial Times. O presidente ucraniano fez os comentários durante uma entrevista por Zoom com jornalistas na noite de quarta-feira (19).

Zelensky afirmou que estava explorando com Trump se "poderia haver um entendimento de que os EUA poderiam recuperar [a usina]". "... e o presidente perguntou: 'E se houver um entendimento de que a América pode restaurá-la?'", descreveu Zelensky aos repórteres.

"Eu disse a ele [Trump]: 'Sim, se for possível modernizar, investir dinheiro, etc., estamos prontos para discutir isso com você.' Mas falamos exclusivamente sobre uma usina que está sob ocupação temporária da Rússia", disse. 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...