HOME > Mundo

Usina nuclear iraniana de Fordow é atacada após ofensiva dos EUA contra instalações do Irã

Instalação subterrânea sofreu novo bombardeio; porta-voz local nega risco à população e agência atribui ação a Israel

Usina nuclear iraniana de Fordow (Foto: Divulgação/Maxar Technologies)

247 - A usina nuclear iraniana de Fordow foi novamente alvo de ataques, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (23) por veículos estatais do Irã. A instalação está localizada na província de Qom, região central do país. De acordo com o porta-voz da província, citado pela agência ISNA, não há risco iminente à população local. “Não haverá perigo ou ameaça aos cidadãos”, afirmou ele, em declaração reproduzida integralmente de acordo com a CNN.

O bombardeio teria ocorrido dois dias após uma ofensiva conduzida pelos Estados Unidos contra três das principais instalações nucleares do regime iraniano, entre elas Fordow. Segundo a agência semioficial Tasnim, Israel seria o responsável por este novo ataque à unidade localizada em uma área montanhosa, justamente construída para resistir a investidas externas.

Fordow é considerada uma das estruturas mais estratégicas do programa nuclear iraniano por estar situada no interior de uma montanha, o que a torna particularmente difícil de ser destruída. Israel confirmou que está bombardeando novos alvos iranianos, incluindo centros de comando. Uma unidade prisional também teria sido atingida. 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...