TV 247 logo
      HOME > Mundo

      UE busca apoio da Índia para reforçar sanções contra a Rússia em meio a negociações comerciais

      A Índia tem se mantido neutra no conflito, evitando condenar explicitamente a invasão russa e seguindo apenas as sanções impostas pela ONU

      Narendra Modi (Foto: Aurelien Morissard/Pool via REUTERS)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, buscará apoio do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, para fortalecer a aplicação das sanções contra a Rússia durante um encontro em Nova Délhi nesta semana, informa a Bloomberg. Além das sanções, a União Europeia e a Índia discutirão barreiras comerciais, como as altas tarifas indianas sobre automóveis e vinhos, no contexto das negociações para um acordo de livre comércio.

      Ainda de acordo com a Bloomberg, não há expectativa de grandes anúncios durante a visita de Von der Leyen na quinta e sexta-feira, mas as partes tentarão estabelecer um marco para um futuro encontro de cúpula entre Índia e UE ainda neste ano.

      Anunciado recentemente, o 16º pacote de sanções da UE contra a Rússia visa setores como a energia, o comércio, os transportes, as infraestruturas e os serviços financeiros.

      Pressão por sanções mais rígidas - A União Europeia busca intensificar a aplicação das sanções impostas à Rússia devido à guerra na Ucrânia e vê a Índia como um ator-chave nesse processo. 

      No entanto, a Índia tem se mantido neutra no conflito, evitando condenar explicitamente a invasão russa e seguindo apenas as sanções impostas pela ONU. O país continua sendo um dos principais importadores de petróleo e armas da Rússia, o que pode dificultar a adesão às exigências europeias.

      A tentativa da UE de aprofundar os laços com a Índia também ocorre em um cenário geopolítico complexo. O presidente dos EUA, Donald Trump, tem sinalizado a intenção de negociar um fim para a guerra na Ucrânia sem envolver diretamente a Europa, enquanto ameaças de tarifas comerciais crescem com a tentativa europeia de reduzir a dependência da China.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...