Trump volta a atacar o Brasil: ‘governo mudou radicalmente. Foi muito para a esquerda’
Aliado de Bolsonaro, o presidente americano havia citado o inquérito da trama golpista para violar a soberania do Judiciário brasileiro
247 - O presidente norte-americano, Donald Trump, tentou dar justificativas nesta sexta-feira (5) para sanções como o tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras para os Estados Unidos e a suspensão de vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal para o território estadunidense. O motivo explícito para as retaliações dos EUA é o inquérito da trama golpista contra Jair Bolsonaro (PL), que é réu na investigação, cumpre medidas cautelares e está em prisão domiciliar.
“Estão fazendo algo muito infeliz. Eu amo o povo do Brasil, temos um ótimo relacionamento com o Brasil. O governo do Brasil mudou radicalmente, foi muito para a esquerda, e está prejudicando o Brasil”, afirmou Trump.
Aliado de Trump, Bolsonaro responde a cinco crimes no STF. Somadas, as penas ficam acima dos 40 anos de prisão. O julgamento dele começou na última terça-feira (2). O Supremo tornou 31 réus na investigação.
Além de responder a uma ação penal no STF, Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal por obstrução judicial nas apurações sobre a tentativa de golpe - o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também foi alvo de um indiciamento.