TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Trump deseja discutir com Putin acordo para limitar arsenais nucleares de EUA, Rússia e China

      Presidente dos EUA defendeu limites aos arsenais nucleares e afirmou ter discutido o tema com Vladimir Putin durante encontro no Alasca

      O presidente dos EUA, Donald Trump (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (25) que deseja um acordo internacional para limitar os arsenais nucleares de Washington, Moscou e Pequim. A declaração foi registrada pela RT, que destacou ainda a confirmação de uma conversa recente entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, durante uma cúpula no Alasca.

      Ao falar com jornalistas no Salão Oval, o presidente americano disse que ambos trataram do tema da desnuclearização. “Gostaríamos de desnuclearizar. É poder demais, e já conversamos sobre isso também”, afirmou Trump.

      Segundo ele, a intenção é incluir a China no debate. “Estamos falando de limitar a energia nuclear, vamos incluir a China nisso. Temos a maioria, a Rússia tem a segunda maior e a China a terceira. Mas a China está muito atrás, mas eles vão nos alcançar em cinco anos”, acrescentou.

      Arsenais nucleares em perspectiva

      Embora Trump tenha sugerido números sobre os arsenais das três potências, o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI) aponta dados distintos: a Rússia teria cerca de 2.591 ogivas armazenadas e 1.718 em operação; os Estados Unidos, 1.930 estocadas e 1.770 implantadas; e a China, 576 ogivas, das quais apenas 24 em posição ativa.

      Relacionados

      Carregando anúncios...