Mauro Vieira critica postura dos EUA e alerta para desmonte da ordem internacional
Chanceler afirmou que as medidas dos EUA corroem o multilateralismo
247 - O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, avaliou, nesta terça-feira (26), que os Estados Unidos, do presidente Donald Trump, é responsável pelo desmonte da ordem internacional e do sistema multilateral.
“A ordem mundial como a conhecemos está sendo desmontada justamente por aqueles que mais diretamente contribuíram para a sua formação”, afirmou Vieira durante encontro do setor privado brasileiro e americano realizado na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na capital paulista, de acordo com declarações divulgadas pelo canal Times Brasil.
O chanceler afirmou que as medidas dos EUA corroem o multilateralismo: “Estamos diante da desconstrução do princípio da nação mais favorecida e da desconsideração das tarifas máximas consolidadas na OMC, por meio de acordos multilaterais”, afirmou.
Vieira também criticou Washington por agir de forma “unilateral” no comércio entre os países. “As consequências disso sobre o já debilitado sistema multilateral de comércio são imensas”, declarou.