Trump impõe tarifas pesadas sobre medicamentos, caminhões pesados e móveis
Presidente dos EUA disse ter como objetivo proteger a indústria manufatureira do país e a segurança nacional
(Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quinta-feira (25) novas tarifas amplas de importação, incluindo taxas de 100% sobre medicamentos patenteados e 25% sobre caminhões pesados a partir da próxima semana, reacendendo a incerteza comercial após um período de relativa calma.
A nova ofensiva, que Trump disse ter como objetivo proteger a indústria manufatureira dos EUA e a segurança nacional, sucede tarifas já impostas de até 50% sobre parceiros comerciais e outras cobranças direcionadas a produtos importados como aço e automóveis.
O anúncio das tarifas elevadas, feito por Trump no Truth Social e que entra em vigor na próxima quarta-feira, rompeu a trégua relativa em sua ofensiva tarifária contra parceiros globais, criando novos obstáculos para empresas que já enfrentam cadeias de suprimentos interrompidas, custos crescentes e incerteza entre os consumidores.
As novas medidas incluem uma tarifa de 50% sobre gabinetes de cozinha e balcões de banheiro importados, além de uma taxa de 30% sobre móveis estofados, o que aumenta os custos para um setor central do consumo.
Essa enxurrada de tarifas lançou dúvidas sobre o crescimento global, enquanto o Federal Reserve afirmou que também contribui para a elevação dos preços ao consumidor nos Estados Unidos.