HOME > Mundo

Trump evita comentar política dos EUA sobre Taiwan e reforça desejo de boas relações com a China

"Eu nunca comento sobre isso. Eu não quero nunca me colocar nessa posição", respondeu o líder estadunidense a um jornalista que o indagou sobre o tema

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: REUTERS/Brian Snyder)

247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se recusou, nesta quarta-feira (26), a esclarecer se impediria a reunificação da China com Taiwan caso Pequim optasse pelo uso da força. Conforme relatado pela agência Reuters, questionado por um jornalista durante uma reunião ministerial na Casa Branca, Trump desconversou: "Eu nunca comento sobre isso. Eu não quero nunca me colocar nessa posição".

A declaração sinaliza que Trump pode manter a política de "ambiguidade estratégica" tradicional dos EUA, evitando indicar se interviria militarmente na questão.

O atual mandatário estadunidense enfatizou nesta nova gestão que deseja boas relações com a China, especialmente no setor de investimentos. Ainda assim, os EUA seguem armando Taiwan e incentivando movimentos separatistas na ilha, em contradição ao compromisso assumido com Pequim desde 1979, quando Washington reconheceu a República Popular da China como única representante legítima do país.

O governo chinês reforça que Taiwan é uma província inseparável de seu território e que a reunificação nacional é um objetivo histórico inegociável. Pequim mantém a preferência por uma solução pacífica e defende o modelo de "um país, dois sistemas", mas denuncia interferências externas.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...