HOME > Mundo

Trump diz que EUA estão perto de acordo comercial com a China e que os dois lados estão se dando "muito bem" em 2025

O presidente americano fez o comentário após lançar guerra comercial contra o país asiático, que ameaça a hegemonia dos Estados Unidos em nível global

Donald Trump (à esq.) e Xi Jinping (Foto: KEVIN LAMARQUE / REUTERS)

247 - O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (5) que o país está próximo de um acordo comercial com a China.

"Estamos muito perto de um acordo. Estamos nos dando muito bem com a China", disse Trump em entrevista à CNBC. Segundo o chefe da Casa Branca, o acordo “não é imperativo”, mas pode ser um “bom” acordo.

A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China começou após a imposição de tarifas de 10% sobre todas as importações chinesas por parte do então presidente Donald Trump, em fevereiro. A tarifa aumentou para 20% no mês de março.

Em resposta, ambas as nações implementaram tarifas retaliatórias, resultando em uma tarifa de 145% dos EUA sobre produtos chineses, enquanto as tarifas chinesas sobre as exportações americanas chegaram a 125%.

Os dois países acordaram reduzir temporariamente suas tarifas para 10% por um período de 90 dias, a partir de 14 de maio. Desde então, a China passou a aplicar uma tarifa de 10% sobre as importações dos EUA, enquanto os Estados Unidos mantêm uma tarifa de 30% sobre os produtos chineses, devido à manutenção de uma tarifa adicional de 20% sobre itens relacionados ao fentanil.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...