Trump convoca reunião na Casa Branca sobre plano para o ‘pós-guerra’ em Gaza
Proposta enfrenta resistência de aliados árabes
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai liderar nesta quarta-feira (27) uma reunião na Casa Branca para discutir um “plano abrangente” voltado à administração da Faixa de Gaza após o fim da guerra. A informação foi divulgada pelo enviado especial do governo norte-americano para o Oriente Médio, Steve Witkoff, em entrevista à Fox News, e repercutida pelo Times of Israel.
Segundo Witkoff, é a primeira vez que Washington admite estar elaborando uma estratégia oficial para o chamado “dia seguinte” em Gaza. Até então, a Casa Branca havia delegado a discussão aos seus parceiros árabes, após Trump declarar, em fevereiro, que defendia a tomada de Gaza e a realocação permanente de seus moradores — proposta que Israel acolheu, mas rejeitada de forma categórica pelos aliados árabes de Washington.
Operações militares e pressão interna
Enquanto as negociações patinam, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu insiste em avançar com uma ofensiva sobre a Cidade de Gaza, considerada “o último bastião do Hamas”.
Witkoff sinalizou otimismo: “Pensamos que vamos resolver isso de uma forma ou de outra, certamente antes do fim deste ano”.
Outras frentes diplomáticas e os Acordos de Abraão
O enviado especial revelou ainda que o governo Trump pretende mediar, até o fim de 2025, não apenas a questão de Gaza, mas também os conflitos entre Rússia e Ucrânia e as negociações nucleares com o Irã.
Além disso, Witkoff afirmou que Washington está “negociando múltiplas entradas” de novos países nos Acordos de Abraão, embora não tenha especificado quais.