Trump anuncia revisão em museus dos EUA para eliminar "resquícios da ideologia woke"
Presidente afirmou que instituições como o Smithsonian estariam “fora de controle” e repetiu promessa de acabar com políticas identitárias em seu governo
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (19) que museus em todo o país passarão por processos de revisão com o objetivo de eliminar o que chamou de “resquícios da ideologia woke”. A medida, segundo ele, seguirá o mesmo modelo aplicado a universidades e faculdades, que já teriam passado por mudanças sob sua gestão.
“Nós não vamos permitir que isso [a ideologia woke] continue, e instruí meus advogados a iniciar nos museus o mesmo processo que já foi feito com os colleges e universidades, onde houve enorme progresso”, declarou Trump em sua rede Truth Social.
Smithsonian como alvo
O republicano citou o Smithsonian Institution, complexo de museus e centros de pesquisa federais em Washington, como exemplo de espaço que, em sua avaliação, estaria tomado por narrativas negativas sobre a história do país.
“O Smithsonian está fora de controle, onde tudo discutido é sobre o quão horrível nosso país é, quão ruim foi a escravidão e o quão pouco realizados foram os desfavorecidos”, afirmou o presidente. “Não vou permitir que isso continue”, completou.
Campanha contra políticas identitárias
Trump reforçou que os Estados Unidos não podem se render ao que chama de “woke” porque isso levaria o país a “ficar quebrado” (“woke means broke”). Em março deste ano, ele já havia prometido que sua administração não mais permitiria políticas baseadas em identidade, defendendo um sistema “baseado no mérito” e não em critérios como gênero ou cor da pele.
[Com informações da agência Sputnik]