Trump ameaça destruir novas instalações nucleares do Irã
Presidente dos EUA afirma que bases iranianas foram “obliteradas” e promete ação contra qualquer tentativa de reconstrução
247 - Em nova escalada verbal contra o Irã, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (19) que quaisquer novas instalações nucleares que Teerã venha a construir serão destruídas por forças americanas. A declaração foi feita por meio da plataforma Truth Social, rede social utilizada por Trump para divulgar posicionamentos oficiais.A informação foi originalmente publicada pela agência russa TASS e confirmada por veículos como a NBC News, CNN e a Reuters, que acompanham de perto as tensões nucleares no Oriente Médio. “Todas as três instalações nucleares no Irã foram completamente destruídas e/ou obliteradas”, escreveu Trump. “Levaria anos para colocá-las novamente em operação e, se o Irã quisesse, seria muito melhor começar do zero, em três locais diferentes, antes que essas instalações fossem obliteradas, caso decidam fazê-lo.”O ataque às instalações nucleares iranianas ocorreu na noite de 21 para 22 de junho, no que a Casa Branca chamou de Operação Martelo da Meia-Noite. Segundo Trump e o secretário de Defesa, Pete Hegseth, os complexos de Fordow, Natanz e Isfahan teriam sido completamente destruídos.No entanto, a veracidade e os efeitos reais da operação têm sido contestados. A NBC News, citando fontes do governo e da inteligência, relatou que apenas uma das instalações foi totalmente destruída. As outras duas teriam sofrido danos menores e poderiam retomar suas atividades em questão de meses.A Casa Branca rebateu a avaliação da emissora. Em nota enviada à agência Reuters, Kelly afirmou que “a Operação Martelo da Meia-Noite destruiu totalmente as capacidades nucleares do Irã”.Já a CNN, em reportagem publicada em 24 de junho, destacou que a comunidade de inteligência americana considerava improvável a destruição completa dos componentes essenciais do programa nuclear de Teerã. A Agência de Inteligência de Defesa dos EUA (DIA, na sigla em inglês) avaliou que os ataques provavelmente atrasaram o programa de armas nucleares do Irã em alguns meses, mas reconheceu ter “baixa confiança” na precisão de sua própria análise.
Apesar das divergências, Trump e membros de sua administração continuam a defender a eficácia da operação e a ameaçar novas ações. O presidente reiterou que o Irã não conseguiu remover materiais nucleares das instalações antes dos bombardeios e prometeu impedir qualquer tentativa de reconstrução.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: