HOME > Mundo

Terremoto de magnitude 6 no Afeganistão deixa mais de 600 mortos e 1.500 feridos

Equipes de resgate correm contra o tempo após tremor devastar vilarejos nas províncias de Kunar e Nangarhar

Pessoas carregam uma vítima do terremoto em uma maca para uma ambulância em um aeroporto em Jalalabad, Afeganistão, em 1º de setembro de 2025. REUTERS (Foto: Reuters)

247 - Um terremoto de magnitude 6 atingiu o Afeganistão na madrugada desta segunda-feira (1º), causando a morte de pelo menos 622 pessoas e deixando mais de 1.500 feridos. A informação foi confirmada pela Reuters, que relata que equipes de resgate trabalham em ritmo acelerado para retirar sobreviventes dos escombros e transportar feridos a hospitais por meio de helicópteros.De acordo com o Ministério do Interior afegão, o tremor provocou destruição em larga escala nas províncias orientais de Kunar e Nangarhar. 

Segundo a agência Reuters, foram contabilizadas 610 mortes apenas em Kunar, além de outras 12 em Nangarhar, com diversos vilarejos completamente arrasados.

Resposta emergencial

O porta-voz do ministério, Abdul Maten Qanee, afirmou que todos os recursos disponíveis estão sendo direcionados para atender a população afetada.

"Todas as nossas equipes foram mobilizadas para acelerar a assistência, para que um apoio abrangente e total possa ser fornecido", declarou Qanee à Reuters.

As autoridades destacaram que as operações de resgate enfrentam dificuldades adicionais devido ao terreno montanhoso e ao histórico da região, que sofre constantemente com terremotos e inundações.

Helicópteros e missões de resgate

Imagens registradas pela Reuters Television mostraram helicópteros militares transportando feridos enquanto moradores, soldados e médicos se uniam no socorro às vítimas. O Ministério da Defesa informou que 40 voos já haviam sido realizados para retirar cerca de 420 pessoas, entre mortos e feridos.

Apesar da gravidade da situação, representantes do governo afegão declararam que nenhum país estrangeiro ofereceu, até o momento, ajuda direta para os trabalhos de resgate e assistência humanitária.

Tragédia recorrente

Este é o terremoto mais mortal no Afeganistão desde junho de 2022, quando um tremor de magnitude 6,1 matou aproximadamente mil pessoas. Em 2023, uma sequência de terremotos no oeste do país já havia provocado a morte de mais de mil pessoas, ressaltando a vulnerabilidade da região a desastres naturais devido à localização na cadeia montanhosa do Hindu Kush, onde placas tectônicas indianas e eurasianas se encontram.

A catástrofe atual agrava ainda mais a crise humanitária enfrentada pelo país, que lida com escassez de ajuda internacional e dificuldades econômicas.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...