Vulcão Klyuchevskoy entra em erupção após terremoto em Kamchatka
Lava escorre pela encosta oeste e explosões são ouvidas após forte abalo sísmico no extremo leste da Rússia
247 - Após um poderoso terremoto atingir o território de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, o vulcão Klyuchevskoy entrou em erupção. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30) pela filial regional do Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências, segundo a agência estatal RIA Novosti. “Neste momento, Klyuchevskoy está em erupção”, informou a publicação oficial.
De acordo com os primeiros relatos das autoridades geofísicas, foi registrada a saída de lava incandescente pela encosta oeste do vulcão, acompanhada por um brilho visível no céu acima da cratera e por fortes explosões. O fenômeno ocorre poucos dias após alertas sobre o aumento da atividade sísmica na região.
Na semana passada, equipes de resgate já haviam emitido recomendações para que turistas evitassem a visita ao Klyuchevskoy e a outros vulcões de Kamchatka, diante da intensificação dos sinais de instabilidade geológica.
Localizado no distrito de Ust-Kamchatsky, o Klyuchevskoy é o vulcão ativo mais alto da Eurásia, com 4.850 metros de altitude. Sua erupção mais recente havia ocorrido em abril deste ano.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: