HOME > Mundo

Sob plano de Trump, Gaza será ocupada por "força internacional de estabilização", diz Casa Branca

Israel não irá ocupar nem anexar Gaza, segundo Washington

Trump concede coletiva de impresa ao lado de Netanyahu na Casa Branca - 29/09/2025 (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque )

247 - Os Estados Unidos planejam colaborar com países árabes e outros parceiros para criar uma Força Internacional de Estabilização (ISF, na sigla em inglês) temporária, que será enviada imediatamente à Faixa de Gaza para garantir uma solução de segurança duradoura para o território palestino, de acordo com o plano do presidente norte-americano Donald Trump para resolver o conflito em Gaza, divulgado nesta segunda-feira (29) pela Casa Branca. As informações são da agência Sputnik. 

“Os Estados Unidos trabalharão com parceiros árabes e internacionais para desenvolver uma Força Internacional de Estabilização (ISF) temporária a ser enviada imediatamente a Gaza. A ISF treinará e dará apoio às forças policiais palestinas selecionadas em Gaza, além de consultar a Jordânia e o Egito, que possuem ampla experiência nessa área. Essa força será a solução de segurança interna de longo prazo”, afirma o documento.

Segundo o plano, a ISF atuará em cooperação com Israel e Egito para proteger as áreas de fronteira ao lado das forças policiais palestinas recém-treinadas, com o objetivo de impedir a entrada de munições em Gaza e, ao mesmo tempo, assegurar o fluxo rápido e seguro de mercadorias para reconstruir e revitalizar a região, mediante um mecanismo de coordenação a ser estabelecido entre as partes envolvidas.

Israel não ocupará nem anexará a Faixa de Gaza e entregará gradualmente o território que controla à ISF temporária, informou a Casa Branca no plano. 

“Israel não ocupará nem anexará Gaza. À medida que a ISF estabelecer controle e estabilidade, as Forças de Defesa de Israel (FDI) se retirarão com base em padrões, marcos e prazos vinculados à desmilitarização, a serem acordados entre as FDI, a ISF, os fiadores e os Estados Unidos, com o objetivo de uma Gaza segura que não represente mais ameaça para Israel, Egito ou seus cidadãos”, diz o comunicado.

De acordo com a Casa Branca, as FDI entregarão gradualmente à ISF o território de Gaza atualmente sob seu controle.

“Na prática, as FDI transferirão progressivamente à ISF o território de Gaza que ocupam, conforme acordo a ser firmado com a autoridade de transição, até que se retirem completamente de Gaza, exceto pela presença em um perímetro de segurança que permanecerá até que a região esteja devidamente protegida contra qualquer ameaça terrorista ressurgente”, acrescenta o comunicado.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...