Secretário do Tesouro dos EUA cogita deixar o cargo após tarifaço de Trump
Frustração de Bessent decorre da nova política tarifária de Trump, que estabelece uma tarifa-base de 10% sobre quase todos os produtos importados
247 - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, estaria considerando deixar o governo do presidente Donald Trump após o anúncio da política de "tarifas recíprocas", que provocou preocupações quanto ao seu impacto na economia, informou neste sábado (5) a revista The New Republic.
Durante o programa Morning Joe, da MSNBC, a comentarista Stephanie Ruhle revelou que Bessent, ex-gestor de fundos de hedge, encontra-se cada vez mais isolado dentro da administração e pode estar buscando uma saída para preservar sua credibilidade — possivelmente com o objetivo de assumir um cargo no Federal Reserve (Fed).
Segundo a reportagem, a frustração de Bessent decorre da nova política tarifária de Trump, que estabelece uma tarifa-base de 10% sobre quase todos os produtos importados, medida que, segundo ele, pode agravar as tensões comerciais globais.
Bessent teria feito um apelo para que outros países evitassem retaliações, temendo maiores danos ao mercado. No entanto, seu posicionamento foi interpretado como desconectado da realidade enfrentada por líderes estrangeiros, que estão sob forte pressão para reagir às políticas agressivas do presidente norte-americano.
Ruhle observou que Bessent, por entender profundamente a dinâmica dos mercados, provavelmente já reconhece os prejuízos causados pelas medidas de Trump — especialmente após a recente queda dos mercados. Os índices Dow Jones e Nasdaq registraram seus piores desempenhos desde 2020 após os anúncios das novas tarifas.
Anteriormente, Bessent havia minimizado os impactos negativos das tarifas, alegando que elas representavam apenas um ajuste de preços e não teriam efeitos inflacionários. No entanto, diversos especialistas — incluindo a própria Ruhle — destacam que as tarifas penalizam os americanos mais vulneráveis, que dependem de produtos importados com preços acessíveis para suprir suas necessidades diárias.