HOME > Mundo

Bessent recomenda que parceiros dos EUA evitem retaliações a novas tarifas

“Este é o limite máximo, a menos que haja retaliação”, disse o chefe do Tesouro dos EUA

Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, fala com repórteres, em Washington - 13/03/2025 (Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein)

247 - O Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, aconselhou nesta quarta-feira (2) os parceiros comerciais do país a não adotarem medidas retaliatórias em resposta ao novo conjunto de tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump.

“Eu não tentaria retaliar”, afirmou Bessent em uma entrevista à Bloomberg Television. “Enquanto não houver retaliação, este é o limite máximo das tarifas".

Trump anunciou nesta quarta que irá impor uma tarifa básica de 10% sobre todas as importações dos EUA e taxas mais altas sobre dezenas dos maiores parceiros comerciais do país, aprofundando uma guerra comercial que ele iniciou em seu retorno à Casa Branca.

BRASIL - O Palácio do Itamaraty lamentou, em nota nesta quarta, a imposição unilateral de tarifas comerciais de 10% adicionais sobre produtos brasileiros, anunciada pelo próprio Trump mais cedo. 

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) disse na nota que os EUA violam compromissos internacionais ao aplicar as tarifas, lembrou que o país possui um dos maiores superávits comerciais com o Brasil e prometeu realizar consultas com o setor privado para articular medidas de resposta.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...