HOME > Mundo

Rússia tomará decisão própria sobre cessar-fogo, diz Moscou após pressão de Trump

"As principais notícias para nós virão daqui", disse o MRE russo

Maria Zakharova (Foto: TASS)

247 - Moscou forma sua posição de maneira independente dentro da Rússia, sem depender de acordos ou esforços de qualquer parte estrangeira, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta quarta-feira (12). A reportagem é da agência Sputnik

Zakharova comentou os resultados das negociações entre os Estados Unidos e a Ucrânia em Jeddah.

"As principais notícias para nós virão daqui [Rússia]. A formação da posição da Rússia não ocorre no exterior ou às custas dos esforços de qualquer parte. A formação da posição da Rússia ocorre na Rússia", disse Zakharova à Rádio Sputnik.

Na terça-feira, ocorreu uma reunião entre as delegações dos EUA e da Ucrânia na Arábia Saudita. O gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, publicou uma declaração conjunta após as negociações, reafirmando a disposição de Kiev em aceitar a proposta dos EUA para um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia, com a possibilidade de extensão por acordo mútuo. O documento também afirmou que os EUA retomariam imediatamente a ajuda à Ucrânia e levantariam a pausa no compartilhamento de inteligência.

O presidente dos EUA, Donald Trump, posteriormente expressou esperança de que a Rússia concordasse com um cessar-fogo na Ucrânia. Trump também disse que planejava conversar com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta semana para discutir o assunto.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...