HOME > Mundo

Rússia descreve negociações com EUA como difíceis, mas construtivas

Os dois países buscam formas de aproximar posições

Grigory Karasin, chefe da delegação russa nas conversações com representantes dos EUA em Riad (Foto: TASS)

Prensa Latina - As conversas entre autoridades russas e estadunidenses em Riad, Arábia Saudita, foram árduas e difíceis, mas construtivas, disse hoje o senador Grigori Karasin, chefe da delegação russa.

Segundo o chefe do Comitê Internacional do Conselho da Federação Russa, embora as posições de Moscou e Washington nem sempre coincidam, foram buscadas formas de colaborar e aproximar posições, pois essa oportunidade existe.

"Tudo foi discutido; houve um diálogo intenso, um tanto simplista, mas muito útil para nós e para os americanos. Muitas questões foram discutidas. É claro que nem tudo foi resolvido, nem tudo foi acordado, mas o fato de tal conversa ter ocorrido, eu acho, é muito oportuno", disse o alto funcionário.

Karasin também não descartou a possibilidade de os dois países continuarem as consultas em nível de especialistas para abordar questões relacionadas ao conflito ucraniano, e observou que a declaração conjunta aprovada pela Rússia e pelos Estados Unidos deve ser publicada em Riad nesta terça-feira (25).

Na segunda-feira, na capital saudita, a delegação russa composta por Karasin e pelo conselheiro do Serviço Federal de Segurança Russo, Sergei Beseda, se encontrou com seus colegas americanos, incluindo o funcionário do Conselho de Segurança da Casa Branca, Andrew Peek, e o alto funcionário do Departamento de Estado, Michael Anton.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...