TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Rússia denuncia atrocidades ucranianas e critica apelos de Zelensky à Organização de Segurança e Cooperação Europeia

      Porta-voz da diplomacia russa afirma que, em vez de ouvir mensagens "vazias", a OSCE deveria se debruçar sobre crimes cometidos pelas forças de Kiev

      Maria Zakharova, porta-voz da Chancelaria russa (Foto: Chancelaria russa)
      José Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Rússia voltou a acusar o governo da Ucrânia de cometer crimes graves contra civis e prisioneiros de guerra, e criticou duramente o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, por apelos recentes dirigidos à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). As declarações foram feitas pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, e publicadas pela agência TASS.

      Zakharova afirmou que os Estados-membros da OSCE deveriam se concentrar nas "atrocidades das Forças Armadas da Ucrânia" em vez de dar atenção às declarações feitas por Zelensky durante uma conferência internacional.

      Em 31 de julho, Zelensky enviou uma mensagem de vídeo aos participantes da conferência realizada em Helsinque por ocasião do 50º aniversário da Ata Final da Conferência sobre Segurança e Cooperação na Europa (CSCE). Nessa gravação, segundo Zakharova, o líder ucraniano "novamente tentou assustar os delegados com a inexistente ‘ameaça russa’, pedindo uma mudança de poder em nosso país".

      A diplomata russa foi enfática ao criticar o uso de mecanismos antigos dentro da OSCE para questionar a atuação de Moscou: "Em vez de ouvir as mensagens de vídeo vazias de Zelensky e tentar ressuscitar 'mecanismos' obsoletos que se tornaram desnecessários há muito tempo após a criação de órgãos permanentes de tomada de decisão da OSCE, os estados participantes da organização deveriam se familiarizar com os fatos das atrocidades das Forças Armadas da Ucrânia contra civis e prisioneiros de guerra russos, que são publicados nos relatórios trimestrais do Ministério das Relações Exteriores da Rússia sobre os crimes do regime de Kiev", declarou.

      Zakharova também acusou o Ocidente de instrumentalizar a OSCE com fins políticos: "Alguns países ocidentais, juntamente com o regime de Kiev, optaram por lançar o arcaico 'mecanismo de Moscou' da OSCE no dia seguinte à terceira rodada de negociações russo-ucranianas, tentando acusar a Rússia de violar o direito internacional humanitário, execuções, tortura e maus-tratos a prisioneiros de guerra ucranianos", afirmou.

      As acusações surgem em meio à contínua deterioração das relações entre a Rússia e os países da OTAN, em um momento em que o presidente dos EUA, Donald Trump, tem reiterado críticas à OSCE e outras instituições multilaterais.

      A posição russa, como expressa por Zakharova, busca deslocar o foco das acusações ocidentais contra Moscou, ao mesmo tempo em que reforça a narrativa de que Kiev comete crimes sistemáticos no conflito em curso. Até o momento, não houve reação oficial de Zelensky ou da OSCE às declarações.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...