Rússia acusa Alemanha de financiar produção de mísseis na Ucrânia
Serviço de segurança russo afirma que projeto contou com apoio de especialistas estrangeiros e tinha capacidade para atingir território da Rússia
247 - O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) declarou que a Alemanha teria financiado o desenvolvimento e a produção de mísseis Sapsan na Ucrânia, armamento capaz de realizar ataques de longo alcance contra alvos em território russo. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (14) pela agência noticiosa TASS. ]
Segundo o FSB, a iniciativa ucraniana teria recebido não apenas recursos financeiros de Berlim, mas também suporte técnico de especialistas estrangeiros. "Foi estabelecido que, com o apoio financeiro da Alemanha e a assistência de especialistas estrangeiros, o desenvolvimento e a produção dos sistemas de mísseis operacionais-táticos de médio alcance Sapsan, capazes de atingir profundamente o território da Federação Russa, foram realizados em empresas de defesa nas regiões de Dnepropetrovsk e Sumy, na Ucrânia", afirmou o porta-voz.
O órgão russo acrescentou que a Ucrânia vinha conduzindo secretamente um programa próprio de mísseis, utilizando tecnologia e estoques remanescentes da era soviética. Ainda segundo o FSB, uma operação conjunta com as Forças Armadas da Rússia teria neutralizado o plano antes que os mísseis entrassem em produção efetiva.
O Sapsan, segundo especialistas militares, é classificado como um sistema de mísseis operacionais-táticos com alcance médio, projetado para atingir alvos estratégicos a centenas de quilômetros. A acusação de envolvimento direto da Alemanha amplia a tensão diplomática entre Moscou e Berlim, já abalada pelo apoio militar alemão a Kiev desde o início do conflito.