HOME > Mundo

Putin diz que Nobel perdeu a credibilidade após prêmio a Maria Corina

Rússia tem denunciado a intenção estadunidense de promover guerra na América do Sul

Cúpula entre Putin e Trump no Alasca (Foto: Presidência da Rússia)

247 - O presidente russo, Vladimir Putin, se manifestou nesta sexta-feira (10) sobre os supostos esforços do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na resolução de conflitos internacionais. Durante uma entrevista em Dushanbe, no Tajiquistão, onde participava de uma cúpula da Comunidade de Estados Independentes, Putin comentou se Trump merecia o Prêmio Nobel da Paz. De acordo com Putin, os esforços do presidente americano em resolver crises internacionais não podem ser ignorados, relata a RT.

Trump, que já havia declarado várias vezes que merecia ser laureado com o Nobel, mais uma vez ficou de fora da premiação deste ano. Em vez de Trump, o comitê norueguês premiou a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado. Putin, por sua vez, destacou que a comissão tem um histórico de escolher pessoas que, em sua visão, "não fizeram nada pela paz". O líder russo, sem citar nomes, lembrou que a seleção de laureados nem sempre reflete ações concretas para a resolução de conflitos. "O presidente Trump realmente tem feito muito para resolver crises difíceis, que duram anos ou até décadas", afirmou Putin.

"Na minha opinião, ao tomar tais decisões, eles minaram significativamente a credibilidade do prêmio". 

Recentemente, Trump esteve envolvido em negociações no Oriente Médio, com a esperança de alcançar uma solução duradoura. Putin reconheceu a importância dessas tentativas, considerando que, caso Trump consiga alcançar seus objetivos, isso representará um marco histórico. "Se ele alcançar tudo o que disse que quer fazer, será um evento histórico", completou Putin. Além disso, o presidente russo afirmou que, apesar dos desafios, as conversas realizadas entre Trump e autoridades russas em Anchorage, no Alasca, no mês de agosto, ainda têm um grande potencial para trazer resultados significativos.

Sobre a questão da crise na Ucrânia, Putin reiterou que as tentativas de Trump de mediar um fim para o conflito são genuínas. "Algumas coisas conseguimos fazer, outras não, mas as discussões que tivemos em Anchorage ainda têm potencial para conquistar muito. O que é certo é que Trump está realmente se esforçando", afirmou o presidente russo.

Apesar de sua defesa dos esforços diplomáticos de Trump, Putin afirmou que não cabe a ele decidir quem merece ou não o Nobel da Paz. No entanto, fez questão de ressaltar que, na sua opinião, algumas escolhas passadas da comissão descreditaram o prêmio. 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...