Otan aplica o Artigo 4 em meio a incidente com drones na Polônia
Artigo permite consultas sempre que um membro acredite que sua integridade territorial, independência política ou segurança estão ameaçadas
247 - A Otan aplicou o artigo quarto de seu tratado sobre consultas em relação às informações sobre drones na Polônia, afirmou o porta-voz do governo polonês, Adam Szlapka, nesta quarta-feira (10).
"A Otan colocou em efeito o artigo quatro do Tratado do Atlântico Norte", disse Szlapka, conforme citado pela emissora Polsat.
O artigo 4 do Tratado de Washington permite consultas sempre que um membro acredite que sua integridade territorial, independência política ou segurança estão ameaçadas.
Mais cedo, o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, informou à câmara baixa do parlamento do país (Sejm) que formalizou o pedido de invocação do Artigo 4 do tratado de fundação da Otan, após o espaço aéreo polonês ser violado 19 vezes durante a noite de terça para quarta-feira.
Acusada, a Rússia disse nesta quarta-feira que está pronta para realizar consultas com o Ministério da Defesa da Polônia sobre "relatos de drones supostamente cruzando para o território polonês", acrescentando que nenhum dos alvos de seu ataque de grande escala durante a noite a instalações militares ucranianas estava localizado na Polônia.