HOME > Mundo

Open Society Foundations, de Soros, denuncia perseguição política de Trump nos EUA

Organização financiada por George Soros critica investida do Departamento de Justiça como tentativa de silenciar opositores

George Soros (Foto: REUTERS/Luke Macgregor)

247 – A Open Society Foundations, criada pelo bilionário George Soros, criticou duramente nesta quinta-feira (26) um suposto esforço do Departamento de Justiça dos Estados Unidos para investigá-la por crimes como apoio ao terrorismo. As informações foram divulgadas pela Reuters, com base em reportagem publicada inicialmente pelo New York Times.

Segundo o jornal norte-americano, uma autoridade sênior do Departamento de Justiça teria instruído diferentes escritórios de procuradores federais a elaborar planos para investigar a fundação, sugerindo possíveis acusações que variam de incêndio criminoso a apoio material ao terrorismo.

Em nota enviada à Reuters, a Open Society Foundations reagiu: “Essas acusações são ataques politicamente motivados contra a sociedade civil, com o objetivo de silenciar o discurso do qual a administração discorda e minar o direito da Primeira Emenda à liberdade de expressão”, afirmou a instituição, acrescentando que suas atividades são pacíficas e legais.

Pressão política e contexto

A ofensiva relatada surge em meio ao fortalecimento da retórica conservadora nos EUA, após o assassinato do ativista Charlie Kirk, um dos aliados mais próximos do presidente Donald Trump.

Questionada por jornalistas na Casa Branca, a procuradora-geral Pam Bondi evitou comentar a reportagem do New York Times, mas declarou que “tudo está sendo discutido neste momento”, sugerindo que a pauta está em avaliação dentro do governo.

Trump, por sua vez, voltou a atacar Soros em declarações recentes: “Se você olhar para Soros, ele está no topo de... todas as histórias que eu leio. As histórias que leio continuam falando sobre Soros, então acho que ele seria o candidato provável”, disse o presidente.

Estratégia do governo Trump

Na quarta-feira, Trump afirmou que pretende ordenar o desmantelamento das chamadas “redes de terrorismo doméstico”, que segundo ele seriam financiadas por grupos de esquerda. Em paralelo, assinou um decreto que classifica o movimento antifascista conhecido como antifa como “organização terrorista doméstica”, prometendo investigar e processar pessoas e entidades que lhe dão apoio financeiro.

A Open Society Foundations foi fundada por Soros em 1979 e é uma das maiores financiadoras de causas progressistas no mundo, incluindo defesa de direitos humanos, transparência governamental, saúde pública e educação.

Por décadas, Soros tem sido um alvo recorrente da base conservadora e, particularmente, do presidente Trump, que o acusa de financiar movimentos contrários à sua agenda política.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...