HOME > Mundo

Em visita a Israel, Milei afirma que Argentina mudará embaixada para Jerusalém em 2026, desafiando consenso internacional

Presidente da Argentina repete anúncio feito em 2024 e declara em discurso no Parlamento de Israel que está “orgulhoso” da decisão

Presidente argentino Javier Milei é recebido no parlamento israelense, em Jeruslém - 11/06/2025 (Foto: Reuters)

247 - Durante visita oficial a Israel nesta quarta-feira (11), o presidente da Argentina, Javier Milei, confirmou a intenção de transferir a embaixada argentina de Tel Aviv para Jerusalém a partir de 2026.

A declaração foi feita diante do Knesset, o Parlamento israelense, ao lado do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu.

“Estou orgulhoso de poder anunciar que a embaixada argentina será transferida para Jerusalém”, afirmou Milei, repetindo uma promessa que já havia feito em fevereiro de 2024. Esta é a segunda visita oficial de Milei a Israel desde que assumiu a presidência.

A mudança anunciada alinha o governo argentino com uma minoria de países que já transferiram suas representações diplomáticas para Jerusalém, como Estados Unidos, Paraguai, Guatemala, Honduras, Kosovo e Papua-Nova Guiné — contrariando o entendimento da maioria da comunidade internacional, que mantém suas embaixadas em Tel Aviv.

(Com informações da Folha de S.Paulo)

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...