HOME > Brasília

Lindbergh Farias: 'existe um claro processo de lawfare contra Cristina Kirchner'

O líder do PT condenou a “persecução a líderes progressistas da América Latina”

Cristina Kirchner e Lindbergh Farias (Foto: Kayo Magalhaes / Câmara dos Deputados I Agustin Marcarian / Reuters )

247 - O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), disse que manifesta “total solidariedade a Cristina Kirchner, presidenta do maior partido de oposição ao governo de extrema-direita Javier Milei”, na Argentina. De acordo com o parlamentar, a ex-presidenta é “perseguida política e judicialmente, num caso claro de prática de lawfare”. Existe um processo claro de “persecução a líderes progressistas da América Latina”, acrescentou o deputado. A liderança da esquerda argentina é acusada de corrupção, num processo judicial suspeito.

“Enquanto Milei desmonta a Argentina para servir aos interesses ultraliberais, Cristina sempre foi uma voz pela integração regional, pelo Mercosul e pela Unasul, projetos que sempre contaram com a parceria estratégica do Brasil”, continuou o parlamentar.

O petista afirmou que a ex-presidenta argentina é “mais uma vítima do lawfare em nosso continente”. O termo citado pelo deputado é a junção de “law” (direito) e “warfare” (guerra). A expressão ganhou uma dimensão militar em 2001 com o general Charles Dunlap Jr., da Força Aérea dos Estados Unidos. Atualmente, a palavra é referente ao uso mal-intencionado da legislação, numa tentativa de uso do sistema jurídico contra adversários políticos.

Segundo o líder do PT, “as instituições democráticas demandam um sistema de justiça independente e imparcial”. “A utilização do sistema judicial para atingir fins políticos é uma grave ameaça à democracia. A perseguição judicial à ex-presidenta da Argentina está escancarada. A verdade e a justiça virão à tona mais cedo ou mais tarde”.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...