HOME > Mundo

Líder supremo do Irã nomeia general Mohamad Pakpur para o comando do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica

Pakpur substitui Hosein Salami, morto pelos ataques de Israel ao Irã nesta madrugada

Mohamad Pakpur (Foto: Reuters/Morteza Nikoubazl)

247 - O líder supremo do Irã, aiatolá Seyed Ali Khamenei, nomeou o general de brigada Mohamad Pakpur como novo comandante em chefe do Corpo de Guardiães da Revolução Islâmica (CGRI), o braço mais poderoso das forças armadas iranianas. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (13) após a morte do general de divisão Hosein Salami, que, segundo a liderança iraniana, foi "martirizado" por um ataque do “maldito regime sionista”, referência ao Estado de Israel.

A informação foi divulgada inicialmente pela agência estatal iraniana de notícias HispanTV, que reproduziu o teor da ordem assinada por Khamenei. “Dado o martírio glorioso e honroso do general de divisão do Corpo de Guardiães, Hosein Salami, às mãos do maldito regime sionista, e considerando seus méritos e valiosas experiências, o nomeio como Comandante em Chefe do Corpo de Guardiães da Revolução Islâmica, conferindo-lhe o posto de general de divisão”, escreveu o líder supremo em mensagem dirigida a Pakpur.

Khamenei ainda enfatizou as expectativas em relação à nova gestão. Segundo ele, espera-se do novo comandante uma “melhoria contínua e adequada às necessidades” do país, bem como a “provisão de capacidades integradas e preparação em todos os setores”. O líder iraniano destacou ainda a importância do fortalecimento da essência interna do CGRI e a ampliação de uma administração pautada por fundamentos sólidos.

Mohamad Pakpur ocupava até então o cargo de comandante da Força Terrestre do CGRI, unidade responsável por operações militares convencionais. A escolha de seu nome para a liderança máxima da organização indica a manutenção de uma linha dura na cúpula militar iraniana, especialmente em meio às crescentes tensões regionais envolvendo Israel.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...