Juíza de Utah ordena novo mapa eleitoral em derrota para republicanos
Decisão judicial anula desenho de distritos aprovado em 2021 que favorecia o partido conservador
WASHINGTON, 25 de agosto (Reuters) - Um juiz de Utah decidiu na segunda-feira que o estado deve redesenhar seu mapa do Congresso antes das eleições de meio de mandato de 2026 nos EUA, dizendo que a legislatura de Utah, controlada pelos republicanos, exagerou ao anular uma medida eleitoral anterior aprovada pelos eleitores contra o desenho de distritos para favorecer qualquer partido.
"Os demandantes provaram, como uma questão de direito, que a Legislatura revogou inconstitucionalmente a Proposta 4 e promulgou o SB 200, em violação ao direito fundamental do povo de reformar o redistritamento em Utah e proibir a manipulação partidária", disse a juíza do Terceiro Tribunal Distrital, Dianna Gibson, na decisão.
Uma proposta de votação de 2018 criou uma comissão independente de redistritamento para recomendar mapas do Congresso. O mapa atual em Utah foi adotado em 2021. O juiz decidiu na segunda-feira que a legislatura estadual se excedeu ao revogar e substituir a iniciativa de votação de 2018.
Os EUA estão testemunhando uma disputa nacional por vantagem nas eleições de 2026.
O presidente Donald Trump está pedindo a vários estados liderados por republicanos que redesenhem seus mapas do Congresso antes das eleições de meio de mandato do próximo ano, em um esforço para manter o controle da Câmara dos Representantes. Os democratas se esforçaram para reformular os mapas do Congresso da Califórnia em resposta à pressão dos republicanos do Texas para aprovar novos mapas do Congresso naquele estado, a fim de obterem mais assentos no Congresso.
Advogados da Assembleia Legislativa de Utah indicaram que, se Gibson não decidisse a seu favor, eles apelariam à Suprema Corte de Utah e possivelmente à Suprema Corte dos EUA, informou o Utah News Dispatch na segunda-feira.
O Comitê Nacional Democrata comemorou a decisão de segunda-feira.
Antes da adoção dos mapas de 2021, uma das quatro cadeiras da Câmara dos EUA em Utah era disputada pelos democratas e atualmente os republicanos dominam consistentemente todas as quatro, de acordo com o Utah News Dispatch.
Os republicanos atualmente detêm uma maioria estreita na Câmara dos Representantes, bem como uma maioria no Senado dos EUA.
Reportagem de Kanishka Singh em Washington; Edição de Stephen Coates