HOME > Mundo

Israel prepara reabertura parcial da passagem de Rafah para civis

Governo israelense negocia com o Egito condições para liberar o trânsito de pessoas em Gaza, mas descarta envio de ajuda humanitária pelo local

Passagem de Rafah (Foto: Reuters)

247 - Israel anunciou que está em tratativas com o Egito para, em breve, abrir a passagem de fronteira de Rafah ao trânsito civil. A medida, segundo comunicado do Ministério da Defesa do governo sionista, ainda não tem data definida, mas a preparação está em andamento, informa a Reuters.

O governo israelense ressaltou que a abertura será restrita ao fluxo de pessoas e não contemplará a entrada de ajuda humanitária. A administração da passagem está a cargo da unidade COGAT (Coordenação de Atividades Governamentais nos Territórios), responsável por supervisionar o envio de suprimentos à Faixa de Gaza.

Negociações e restrições

De acordo com a COGAT, a assistência humanitária continua sendo direcionada ao território palestino pela passagem de Kerem Shalom, que conecta Israel diretamente à Faixa de Gaza, além de outros pontos de entrada. “É importante ressaltar que a ajuda humanitária não passará pela passagem de Rafah. Isso nunca foi acordado em nenhum momento”, destacou a unidade em nota enviada à Reuters.

Porta de saída de Gaza

Rafah é o único ponto de ligação direta entre a Faixa de Gaza e o Egito, sendo historicamente a principal rota de fuga para civis em meio a ofensivas militares. Segundo fontes consultadas pela Reuters, havia expectativa de que a passagem fosse reaberta já nesta quinta-feira para o trânsito de pessoas, mas a data não foi confirmada oficialmente.

Artigos Relacionados