HOME > Mundo

Irã realiza funeral de importantes comandantes militares e cientistas assassinados por Israel

República Islâmica do Irã homenageia seus mártires

Irã homenageia mártires assassinados por Israel (Foto: Majid Asgaripour/Reuters)

247 - Uma multidão percorreu as ruas de Teerã, capital do Irã, em um funeral neste sábado (28) dos principais comandantes militares, cientistas nucleares e alguns dos civis assassinados por Israel durante a agressão do país sionista ao Irã. 

Pelo menos 16 cientistas e 10 comandantes seniores estavam entre os homenageados no funeral, incluindo o chefe das forças armadas, major-general Mohammad Bagheri, o comandante da Guarda Revolucionária, general Hossein Salami, e o chefe da Força Aeroespacial da Guarda, general Amir Ali Hajizadeh.

Reportagem da Reuters informa que os caixões dos mártires foram levados para a Praça Azadi, em Teerã, adornados com suas fotos, pétalas de rosa e flores, enquanto a multidão agitava bandeiras iranianas. A TV Press TV exibiu uma imagem de mísseis balísticos. 

A reportagem da Press TV disse que o funeral, denominado de "procissão fúnebre dos Mártires do Poder", foi realizado para um total de 60 pessoas mortas na guerra, incluindo quatro mulheres e quatro crianças.

Estiveram presentes no funeral o presidente Masoud Pezeshkian e outras figuras importantes, incluindo Ali Shamkhani, que ficou gravemente ferido durante o conflito e é conselheiro do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.

Israel, o único país do Oriente Médio que possui armas nucleares, disse que sua guerra contra o rival regional Irã tinha como objetivo impedir que Teerã desenvolvesse suas próprias armas nucleares.

O Irã nega ter um programa de armas nucleares. O órgão de vigilância nuclear da ONU, que realiza inspeções no Irã, afirmou não ter "nenhuma indicação confiável" de um programa de armas ativo e coordenado no Irã.

Um alto funcionário militar israelense disse na sexta-feira que Israel assassinou mais de 30 altos funcionários de segurança e 11 cientistas nucleares iranianos durante a guerra em que agrediu o país persa. 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...