HOME > Mundo

Instalações nucleares do Irã sofreram danos graves com ataques, diz chanceler

"Os danos foram graves", afirmou Abbas Araghchi

Seyyed Abbas Araghchi, hanceler do Irã (Foto: Chancelaria iraniana )

247 - O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou nesta quinta-feira que as instalações nucleares do país sofreram "danos graves" devido a ataques israelenses, e que os órgãos competentes estão atualmente avaliando os estragos.

"Atualmente... especialistas da Organização de Energia Atômica do Irã estão realizando uma avaliação detalhada dos danos. Os danos foram graves", declarou Araghchi, de acordo com a Sputnik.

O ministro afirmou que Teerã não tem motivos para receber o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, no momento. "Nossa cooperação com a AIEA assumirá uma nova forma. A lei aprovada pelo Parlamento definiu as tarefas. Claro, pelo que vi na lei, mas é necessário estudar completamente essa questão, a cooperação não foi completamente encerrada".

Números

O conflito começou no dia 13 de junho. Em 12 dias de guerra entre Israel e Irã, pelo menos 638 pessoas morreram e quase 8 mil ficaram feridas como resultado do mais de 2 mil ataques e centenas de prisões. No território iraniano, estatísticas contabilizaram 610 mortes. A ONG Human Rights Activists fala em 1.054 mortes. O governo local apontou 5.332 iranianos feridos. A Human Rights Activists afirma que 4.476 pessoas ficaram feridas no país.

Do lado de Israel, 28 pessoas morreram e outras 3.238 foram hospitalizadas. Do total de feridos, 23 foram atendidos em estado grave, 111 em estado moderado, 2.933 com ferimentos leves, 138 com ansiedade aguda, e 30 em condição de saúde indefinida. Mais de 9.000 israelenses foram deslocados.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...