Irã mantém posição firme e diz que só negocia com os EUA com base em seus princípios
Autoridades iranianas e analistas reforçam que qualquer diálogo com Washington deve respeitar a soberania do país e ocorrer sob desconfiança
247 - O Irã voltou a deixar claro que está disposto a dialogar com os Estados Unidos, mas somente com base em seus princípios estratégicos e inegociáveis. A declaração reafirma a postura do país diante de uma possível retomada de negociações após o agravamento da guerra envolvendo Israel e os EUA.
Em entrevista concedida nesta segunda-feira (14) à emissora HispanTV, o analista internacional Pablo Jofré Leal destacou que Teerã "adere a posições que são baseadas em princípios, que são normativas, que são uma estratégia de Estado". Segundo ele, a República Islâmica está aberta ao diálogo, mas “com base em seus princípios e objetivos intransigentes”.
Leal observou ainda que o Irã tem deixado clara sua posição de que negociações não serão conduzidas sob imposições ou pressões externas. “Não se trata de uma política de ocasião. O Irã tem uma visão estratégica de longo prazo e não abrirá mão de sua soberania para satisfazer interesses externos”, avaliou.
O mesmo tom foi adotado por autoridades oficiais do governo iraniano. No domingo (13), o vice-ministro das Relações Exteriores para Assuntos Jurídicos e Internacionais, Kazem Qaribabadi, reiterou que qualquer negociação com os EUA será feita com cautela, baseada em princípios fixos e na total desconfiança quanto às intenções norte-americanas.