Irã e países europeus retomam diálogo nuclear em Istambul após escalada militar
Irã, França, Alemanha e Reino Unido se reúnem na sexta-feira (25) para discutir o futuro do programa nuclear iraniano
247 - Em meio às tensões recentes no Oriente Médio, o Irã e os três países europeus signatários do acordo nuclear original — França, Alemanha e Reino Unido — irão retomar o diálogo diplomático na sexta-feira (25), em Istambul. A informação foi divulgada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmail Baghaei, relata a Sputnik. .
De acordo com Baghaei, “essas conversas serão realizadas em Istambul na sexta-feira, no nível de vice-ministros das Relações Exteriores, com a participação do vice-ministro das Relações Exteriores iraniano, Majid] Takht-Ravanchi e do vice-ministro das Relações Exteriores iraniano para Assuntos Internacionais, Kazem Gharibabadi”.
As negociações ocorrem em meio a um período crítico nas relações internacionais do Irã, marcado por ataques militares israelenses e ações retaliatórias de Teerã. O reatamento do canal diplomático entre o Irã e os países europeus é uma tentativa de revitalizar o diálogo multilateral interrompido desde o colapso do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA), o acordo nuclear de 2015, que foi abandonado pelos EUA durante a gestão anterior de Trump em 2018.
A retomada das negociações visa reduzir tensões regionais, restaurar certa confiança entre os atores envolvidos e impedir uma nova escalada militar que possa desestabilizar ainda mais o Oriente Médio.
A cúpula em Istambul não é apenas mais uma rodada de negociações, mas representa uma oportunidade para redefinir os rumos da diplomacia nuclear em uma das regiões mais voláteis do planeta.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: