Lavrov critica AIEA e acusa agência de politizar programa nuclear do Irã: “Avaliações são ambíguas”
Chanceler russo afirma que relatórios recentes da agência sobre o Irã são ambíguos e publicados em momento politicamente sensível
247 - Durante coletiva de imprensa na 17ª cúpula anual do BRICS, realizada no Rio de Janeiro, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, criticou a atuação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em relação ao programa nuclear iraniano. A declaração foi dada nesta segunda-feira (7), conforme reportado pela RT.
Segundo Lavrov, a AIEA precisa “assumir responsabilidade” pela avaliação que divulgou sobre o Irã pouco antes dos ataques israelenses ao país. O chanceler destacou que a agência da ONU deve se abster de decisões políticas e manter sua atuação técnica. “A agência deve evitar politizar a questão nuclear e aderir estritamente às responsabilidades que lhe foram atribuídas”, afirmou.
Ele também condenou o teor dos documentos recentes divulgados pela AIEA, que, segundo ele, são distintos dos anteriores e suscetíveis a interpretações equivocadas. “Essas avaliações foram amplamente percebidas como ambíguas. Ao contrário dos relatórios anteriores [da AIEA], elas estão abertas à interpretação, dando a entender que o Irã não está cumprindo suas obrigações de boa-fé”, disse Lavrov, sugerindo que os textos publicados criam dúvidas injustificadas sobre o compromisso do Irã com seus deveres internacionais.