Índia e Rússia acertam encontro entre chanceleres em Moscou no dia 21 de agosto
Chefes da diplomacia tratarão de agenda bilateral e coordenação em fóruns internacionais
247 - A Índia confirmou que seu chanceler, S. Jaishankar, estará em Moscou no dia 21 de agosto para encontro com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores russo, a pauta incluirá “questões-chave da nossa agenda bilateral, assim como aspectos centrais da cooperação no âmbito de estruturas internacionais”. A informação foi publicada pela RT.
Durante a visita, Jaishankar participará da 26ª sessão da Comissão Intergovernamental Russo-Indiana de Cooperação Comercial, Econômica, Científica, Técnica e Cultural, principal mecanismo de acompanhamento de projetos entre os dois países. A última reunião ocorreu em novembro de 2024, na Índia, sob a copresidência do chanceler indiano e do primeiro-vice-primeiro-ministro russo, Denis Manturov.
Desde 2022, Índia e Rússia ampliaram o comércio bilateral, que chegou a cerca de US$ 66 bilhões em 2024. A meta estabelecida é atingir US$ 100 bilhões até 2030. Moscou tornou-se o principal fornecedor de petróleo para Nova Délhi. A aproximação ocorre em meio a pressões dos Estados Unidos, com o presidente Donald Trump anunciando aumento de tarifas sobre produtos indianos em razão da compra de petróleo russo.
A visita de Jaishankar ocorre poucos dias após o conselheiro de Segurança Nacional da Índia, Ajit Doval, ter se reunido em Moscou com o presidente Vladimir Putin e o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergey Shoigu. Na ocasião, também foi tratada a visita oficial que Putin deve fazer à Índia ainda este ano. Segundo o embaixador indiano na Rússia, Vinay Kumar, Modi e Putin mantêm “sintonia positiva".