TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Hungria confirma avanço de oleoduto com a Sérvia para transporte de petróleo russo

      Projeto terá 300 km de extensão, poderá operar em 2027 e visa contornar restrições da União Europeia ao fornecimento energético russo

      2O ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, discute um novo projeto de gasoduto por meio de videochamada com os ministros de energia da Rússia e da Sérvia, Budapeste - 21/07/2025 (Foto: Reprodução/Facebook/Szijjártó Péter)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, anunciou nesta segunda-feira (21) o avanço do projeto de construção de um oleoduto entre Hungria e Sérvia para transporte de petróleo russo. A declaração foi feita após encontro com o vice-ministro da Energia da Rússia, Pavel Sorokin, e a ministra de Mineração e Energia da Sérvia, Dubravka Dedovic-Handanovic.

      Segundo Szijjarto, “estamos avançando com os parceiros sérvios e russos para construir um novo oleoduto entre Hungria e Sérvia”. Ele afirmou que todas as partes envolvidas apoiam a iniciativa, que já teve os detalhes de investimento e construção avaliados. A previsão é que o projeto entre em operação em 2027.

      A infraestrutura terá aproximadamente 300 quilômetros de extensão e capacidade estimada entre 4 e 5 milhões de toneladas por ano. O objetivo é permitir que a Sérvia receba petróleo russo por meio do sistema Druzhba, atualmente operando em outros países do Leste Europeu, consolidando a Hungria como ponto de trânsito da commodity.

      Críticas à política energética da UE

      Durante entrevista a jornalistas, o chanceler húngaro criticou a política energética da União Europeia. Ele afirmou que Bruxelas busca “nos cortar do petróleo e gás russos, forçando as famílias húngaras a pagarem de duas a quatro vezes mais”. E completou: “Não vamos permitir isso. Estamos construindo novas fontes, não as encerrando”.

      Embora Szijjarto não tenha especificado o papel da Rússia no projeto, o vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak declarou no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, em junho, que Moscou está disposta a ajudar na construção e fornecer petróleo para o novo oleoduto.

      Reações às sanções e contexto regional

      As exportações de petróleo russo para a União Europeia caíram acentuadamente após as sanções relacionadas à guerra na Ucrânia. Entre as medidas, estão o embargo à importação de petróleo via navios-tanque, implementado em 2023, e o estabelecimento de um teto para o preço do barril russo.

      No âmbito do plano RePowerEU, a Comissão Europeia pretende eliminar totalmente as importações de energia russa até 2028. A Hungria, que mantém alta dependência dos recursos energéticos de Moscou, é contrária à iniciativa e, em junho, chegou a bloquear um novo pacote de sanções contra o setor de energia da Rússia. O veto foi retirado após concessões que garantiram isenções ao país.

      O 18º pacote de sanções aprovado pela UE inclui mecanismos de precificação dinâmica para o petróleo russo e restrições à importação de derivados produzidos com petróleo russo em países terceiros.

      Posição russa

      Moscou tem criticado as sanções ocidentais, alegando que são ilegais e causam prejuízos às economias da própria União Europeia. Segundo autoridades russas, a tentativa de cortar o fornecimento energético resultou em aumento de preços no bloco e pode forçar os países a buscarem alternativas mais caras ou a recorrerem a importações indiretas da Rússia, por meio de intermediários.

      (Com informações da RT)

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...