TV 247 logo
      HOME > Mundo

      EUA planejam construir reator nuclear na Lua até 2030, em resposta a avanço sino-russo

      Documento da NASA prevê solicitação de propostas à indústria e reação ao projeto conjunto de China e Rússia

      (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O governo dos Estados Unidos deve anunciar nesta semana uma diretriz para acelerar a construção de um reator nuclear na Lua. A informação é da revista Politico, que teve acesso a documentos internos da NASA. Segundo a publicação, o secretário de Transportes dos EUA e atual administrador interino da agência espacial, Sean Duffy, assinará a ordem nos próximos dias.

      A diretriz prevê que a NASA solicite propostas da indústria para o desenvolvimento de um reator de 100 quilowatts, com previsão de lançamento até 2030. A medida tem como objetivo fornecer suporte energético para a permanência de astronautas na superfície lunar nos próximos anos.

      De acordo com a Politico, a iniciativa responde diretamente a preocupações da NASA com o avanço do projeto sino-russo de construção da Estação Científica Lunar Internacional (ISLS), previsto para o período de 2033 a 2035. Ainda segundo o relatório, há temor de que o primeiro país a instalar um reator na Lua possa declarar uma "zona de exclusão", o que limitaria o acesso de outros países à região.

       “É sobre vencer a segunda corrida espacial”, disse uma fonte da agência, citada pela Politico.

      Prazos e metas

      O plano estabelece que a NASA deverá designar um responsável pelo projeto e colher respostas da indústria dentro de um prazo de 60 dias. O objetivo é garantir que os Estados Unidos tenham um reator lunar funcional até 2030, mesma data prevista para a primeira missão tripulada chinesa à Lua.

      A diretriz também determina a aceleração da substituição da Estação Espacial Internacional (ISS) por estações comerciais. A expectativa é que, em até seis meses após o lançamento do pedido de propostas, sejam assinados contratos com pelo menos duas empresas privadas. A nova estação deve entrar em operação até o fim da década.

      Avanços de China e Rússia

      Em novembro de 2022, Rússia e China assinaram um acordo para a criação da ISLS. O então chefe da Roscosmos, Yuri Borisov, afirmou que os dois países consideravam instalar uma unidade de geração de energia nuclear no solo lunar, e que o desenvolvimento dessa estrutura já havia sido iniciado.

      Com o desativamento da ISS previsto para ocorrer após 2030, a Rússia também planeja lançar uma nova estação orbital. O primeiro módulo deve ser enviado ao espaço em 2027, com conclusão prevista para 2032, segundo a Corporação Energia.

      (Com informações da Sputnik)

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...