TV 247 logo
      HOME > Mundo

      EUA e Ucrânia se preparam para assinar acordo sobre minerais nesta terça-feira

      O presidente Donald Trump disse a seus assessores que deseja anunciar o acordo no discurso ao Congresso

      Volodymyr Zelensky (à esq.) e Donald Trump (Foto: Reuters)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      Por Erin Banco e Gram Slattery e Andrea Shalal

      NOVA YORK (Reuters) - O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a Ucrânia planejam assinar o tão debatido acordo sobre minerais após uma desastrosa reunião no Salão Oval na última sexta-feira, na qual o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, foi retirado do prédio, disseram quatro pessoas familiarizadas com a situação nesta terça-feira (4).

      O presidente Donald Trump disse a seus assessores que deseja anunciar o acordo no discurso ao Congresso na noite de terça-feira, disseram três das fontes, alertando que o acordo ainda não foi assinado e que a situação pode mudar.

      A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

      A administração presidencial da Ucrânia em Kiev e a embaixada ucraniana em Washington não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

      O acordo foi suspenso na sexta-feira após uma reunião controversa no Salão Oval entre Trump e Zelensky, que resultou na rápida saída do líder ucraniano da Casa Branca. Zelensky havia viajado a Washington para assinar o acordo.

      Nessa reunião, Trump e o vice-presidente JD Vance repreenderam Zelensky, dizendo que ele deveria agradecer aos EUA pelo apoio em vez de pedir mais ajuda na frente da mídia norte-americana.

      Nos últimos dias, autoridades dos EUA conversaram com autoridades em Kiev sobre a assinatura do acordo de minerais, apesar do episódio de sexta-feira, e pediram aos assessores de Zelensky que convencessem o presidente ucraniano a pedir desculpas abertamente a Trump, de acordo com uma das pessoas familiarizadas com o assunto.

      Nesta terça-feira, Zelensky postou no X que a Ucrânia estava pronta para assinar o acordo e chamou a reunião no Salão Oval de "lamentável".

      "Nossa reunião em Washington, na Casa Branca, na sexta-feira, não foi como deveria ter sido", disse Zelensky no post. "A Ucrânia está pronta para ir à mesa de negociações o mais rápido possível para trazer paz duradoura para mais perto."

      Não ficou claro se o acordo foi alterado. O acordo que deveria ser assinado na semana passada não incluía garantias explícitas de segurança para a Ucrânia, mas dava aos EUA acesso às receitas dos recursos naturais da Ucrânia. Ele também previa que o governo ucraniano contribuísse com 50% da futura monetização de quaisquer recursos naturais estatais para um fundo de investimento de reconstrução gerenciado pelos EUA e pela Ucrânia.

      (Reportagem de Erin Banco, Gram Slattery e Andrea Shalal; reportagem adicional de Yuliia Dysa em Kiev)

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...