EUA auxiliam Israel na interceptação de mísseis iranianos em meio a escalada de tensões
Ofensiva iraniana com mais de 150 mísseis é respondida com apoio militar dos EUA
247 - Os Estados Unidos prestaram assistência a Israel na interceptação de mísseis lançados pelo Irã, conforme relatado por Barak Ravid, jornalista do Axios, citado pela Reuters. A ofensiva iraniana, que incluiu aproximadamente 150 mísseis em duas ondas iniciais, foi uma retaliação aos ataques israelenses que atingiram instalações nucleares e resultaram na morte de líderes militares e cientistas iranianos.
O presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou as ações israelenses, descrevendo-as como "excelentes" e "muito bem-sucedidas", e advertiu que o Irã deve "fazer um acordo agora" sobre seu programa nuclear ou enfrentar "ações militares ainda mais destrutivas e mortais" .
O secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que Israel agiu de forma independente e que os EUA não participaram diretamente da operação, mas enfatizou que o Irã não deve atacar interesses ou pessoal dos EUA.
A comunidade internacional expressou preocupação com a escalada do conflito. Líderes de países como Reino Unido, França e Turquia pediram contenção e retorno à diplomacia. O Conselho de Segurança da ONU convocou uma reunião de emergência para discutir a situação .