TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Irã lança 'Operação Verdadeira Promessa 3' em retaliação a Israel; bases militares são atingidas

      Teerã inicia 'Operação Verdadeira Promessa 3' com centenas de mísseis, atingindo alvos militares e provocando explosões em Tel Aviv

      Iranianos queimam uma bandeira israelense durante um comício no Dia Anual de Quds, em Teerã, Irã, em 7 de maio de 2021 (Foto: MAJID ASGARIPOUR/WANA VIA REUTERS)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Irã iniciou uma ofensiva de grande escala contra Israel nesta sexta-feira (13), lançando centenas de mísseis balísticos em retaliação a ataques israelenses que resultaram na morte de altos comandantes militares e cientistas nucleares iranianos. 

      A agência estatal iraniana IRNA relatou que a operação, denominada "Verdadeira Promessa 3", teve como alvo dezenas de instalações militares israelenses, incluindo centros de comando e bases aéreas.

      O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) confirmou que a ofensiva visou "dezenas de alvos" em Israel, incluindo bases militares e centros de comando. Explosões foram registradas em Tel Aviv, e sirenes de ataque aéreo soaram em várias cidades israelenses, levando a população a buscar abrigo. Embora os sistemas de defesa aérea de Israel tenham interceptado a maioria dos projéteis, alguns mísseis conseguiram atingir seus alvos, causando danos materiais e ferimentos leves em Tel Aviv. 

      A ofensiva iraniana ocorre após a operação militar israelense "Leão em Ascensão", que bombardeou mais de 100 alvos no Irã, incluindo instalações nucleares e centros de comando. Entre os mortos estavam o comandante da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, o chefe de estado-maior Mohammad Bagheri e os cientistas nucleares Fereydoon Abbasi e Mohammad Mehdi Tehranchi.

      O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, declarou que Israel "cometeu um grande crime" e prometeu uma resposta severa. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que o país exerceu seu direito à autodefesa, conforme previsto no Artigo 51 da Carta da ONU.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...