Estados Unidos elogiam progresso em negociação de tarifas com a China
Tesouro dos EUA classificou as conversas na Malásia como “muito construtivas”
247 - As negociações comerciais realizadas neste sábado (25) entre as delegações dos Estados Unidos e da China, na Malásia, foram “muito construtivas”, afirmou um porta-voz do Departamento do Tesouro dos EUA, citado pelo jornal The Financial Times.
De acordo com as informações, o vice-premiê chinês He Lifeng e o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, se reuniram à margem da cúpula da ASEAN em Kuala Lumpur, em uma tentativa de evitar uma escalada da guerra comercial entre os dois países.
No início da semana, o Ministério do Comércio da China havia anunciado que He Lifeng lideraria a delegação nas negociações com os EUA, previstas para ocorrer na capital da Malásia até segunda-feira (27).
Diante da guerra tarifária iniciada por Trump, o governo chinês informou, no dia 9 de outubro, que, a partir de 8 de novembro, imporia controles de exportação sobre diversos produtos relacionados a elementos de terras-raras médias e pesadas, baterias de lítio, materiais de ânodo de grafite artificial, equipamentos de mineração e processamento de metais de terras-raras, matérias-primas e materiais de ultra-alta resistência, de acordo com a agência Sputnik.
O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou no dia seguinte impor uma tarifa adicional de 100% sobre as importações provenientes da China e introduzir controles de exportação sobre softwares críticos a partir de 1º de novembro.
Em 13 de outubro, Scott Bessent afirmou que Washington poderia adiar a aplicação das novas tarifas até o encontro entre Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul, para dar tempo às partes de resolverem possíveis divergências.


