Comitê da Câmara dos EUA intima big techs para investigar "censura estrangeira à fala americana"
Comitê argumenta que medida é necessária para garantir que as big techs forneçam documentos “sem interferência de governos estrangeiros”
247 – O Comitê de Justiça da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos anunciou, nesta quinta-feira (27), a intimação de oito empresas de tecnologia para obter informações sobre possíveis casos de "censura estrangeira à fala americana".
As companhias convocadas são as gigantes Alphabet (Google), Apple, Amazon, Microsoft, Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp), TikTok e X, além do Rumble, plataforma de vídeos recentemente bloqueada no Brasil por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente do comitê, deputado republicano Jim Jordan, enviou as intimações na quarta-feira (26), argumentando que a medida é necessária para garantir que as big techs forneçam documentos “sem interferência de governos estrangeiros”.
O parlamentar ainda afirmou que pretende encaminhar cartas ao Reino Unido, à União Europeia e ao STF do Brasil para comunicar que irão questionar as empresas “para saber o que vocês as têm pressionado para fazer", disse em entrevista à CNBC nesta quinta-feira.